25 anos Museu do Carro Eléctrico

O projeto de criação de um museu dedicado à história e memórias do carro elétrico na cidade do Porto foi uma ideia amadurecida ao longo de vários anos.

A desativação dos carros elétricos em detrimento dos novos autocarros permitiu a preservação e manutenção de diferentes tipologias deste tipo de veículos.

Para além dos veículos e outros artefactos de menor porte, a STCP possuía também um imponente edifício que oferecia as condições ideais para a instalação de um pequeno núcleo museológico dedicado aos transportes públicos urbanos sobre carris: a Central Termoeléctrica de Massarelos. Este edifício, encontrando-se parcialmente desativado desde a década de 1960, mantinha ainda um pequeno depósito de carros e uma pequena oficina de apoio à Linha da Marginal, a primeira a surgir nesta cidade e uma das mais relevantes pela sua extensão e localização geográfica. Tal facto permitiu a sua rápida reconversão e adaptação a novas funções de índole técnica, museológica e museográfica de um património único.

O Museu nasce assim a 18 de maio de 1992 abrindo as suas portas ao público para rapidamente se afirmar, pela raridade das suas coleções, como um dos mais relevantes museus de transportes da Europa.

Ao longo destes 25 anos de atividade foram desenvolvidos muitos projetos mas é com o Desfile Anual de Carros Eléctricos que se mantém vivo.

O desfile de veículos históricos potencia o seu valor enquanto museu da cidade, mas também a diversidade das suas coleções e o seu espaço único, continuam a promover, não só a história dos transportes como a cultura nas suas variadas vertentes.

Um Museu que pelas suas coleções e espaço únicos espera continuar a acolher e dar-se a conhecer a todos.

Ficha técnica:

Titulo: 25 anos do Museu do Carro Eléctrico

Vídeos:

Montagem e Seleção vídeo: Armindo Cerqueira

Desfile 1992

Inauguração do Museu do Carro Eléctrico

Desfile do Centenário do Carro Elétrico

Produção:  Museu do Carro Eléctrico/STCP

Duração: 30 min.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s