Sr. Rocha

“(…) Eu ia sempre de eléctrico para a escola. Daí é que veio a minha paixão. Eu ia sempre ao lado do guarda-freio, perguntando-lhe porque é que ele fazia assim, lá me diziam que aquilo que era para dar velocidade ao carro. Explicavam-me e eu escrevia tudo. Depois também passava o meu tempo nas bibliotecas a ler livros sobre carros eléctricos. Tenho muita documentação lá em casa. Foi assim que comecei a gostar de carros eléctricos.  O eléctrico que eu apanhava era o 10, Rio Tinto/Bolhão. Mas depois ainda me metia noutro carro, no 16, que descia a Rua da Torrinha, ainda naquele tempo descia a Rua da Torrinha, ia para a Praça da Galiza, Praça da Galiza vinha à Boavista, Boavista/Matosinhos. (…)” 

104.59 (experimentação 1)

Quem falava assim, com esta paixão pelos carros eléctricos, era o Sr. José Rocha, o Rocha como gostava de dizer. Hoje recordamos com tristeza as suas palavras e tudo o que trouxe de bom ao Museu do Carro Eléctrico.  Pois foi o Sr. Rocha que esteve à frente da recosntrução de praticamente todos os carros eléctricos que pertencem hoje à colecção do Museu.

JRocha2       DSCN2657

O Sr. Rocha entrou para a empresa quando esta ainda se denominava Companhia Carris de Ferro do Porto em 1953, como ajudante de electricista, para rapidamente chegar a chefe da secção eléctrica e depois a coodenador. Ao fim de 34 anos reformou-se, regressando à STCP para coordenar a equipa que trabalhou na recuperação dos carros eléctricos do museu.

“(…) Em 1992 o Sr. Eng.º Ferrer de Loureiro já queria abrir o museu. Então, abriu-se o museu com 5 carros. Todos os carros que estão aqui no Museu… não fui eu que andei de serrote e martelo mas o pessoal que andou esteve sob a minha orientação. O que eu fiz com a minha mão foi desenhar e pintar os traços, as letras, os emblemas e os números com o pincel de arrasto. Tudo isto graças à escola onde andei e onde aprendi tudo isso (…)”. 

 

Sentimos a sua partida e reforçamos no nosso dia-a-dia o testemunho que nos deixou. 

DSCN2644

Excertos retirados do Projecto de Histórias de Vida do Museu do Carro Eléctrico, 2003

Anúncios
Esta entrada foi publicada em geral. ligação permanente.

8 respostas a Sr. Rocha

  1. Alberta Rocha diz:

    Sinto-me muito sensibilizada por ler algo sobre uma das grandes dedicações do meu pai – os elétricos. É uma mistura entre um enorme orgulho e uma grande saudade deste homem que foi tão grande em tudo. Obrigada pai, por todo o legado que nos deixaste. Berta

  2. Obrigada Sr Rocha por tudo o que nos deu … carinho, amor, compreensão, divertimento… por nos ter ensinado a crescer como pessoas responsáveis…. tenho a certeza que ficará para sempre nos coraçoes de todos nós …. nunca o esqueceremos….

  3. Jorge diz:

    É emocionante recordar o orgulho apaixonante que o Avô Rocha demonstrava por tudo o que fazia e sabia, contagiando assim todos os que o rodeavam de uma forma memorável. É um prazer ter sido um desses contagiados. Tenho muitas saudades deste meu avô que é eterno!

  4. Camilo Loureiro diz:

    O Sr. Rocha é digno de ser lembrado e apreciada a sua forma de estar na vida. Foi para muitos de nós uma referencia do saber estar, de partilhar, de ajudar… Bem haja amigo Sr Rocha. Ficarás para sempre na minha mente

  5. Luis Loureiro diz:

    Sr. Rocha, fui um dos seus meninos, quando era Aprendiz de Electricista na Secção da Bobinagem, e esta se encontrava na Boavista, onde hoje existe a Casa da Música.
    Éramos bastantes miúdos, com idade entre os (14 e os 18 anos) que após horário de trabalho, ainda nos deslocávamos para a escola Industrial Infante D. Henrique afim de estudar, para a conclusão do Curso Industrial. O Sr. fazia parte da Chefia, e sempre nos incentivou e ensinou que a relação Trabalho/Estudo, era a base do conhecimento para o nosso futuro. Agradeço os seus ensinamentos, como Chefe, Homem, Amigo e um até sempre.

  6. Clarinda Santos diz:

    Sinto-me sensibilizada, comovida e orgulhosa ao ler algo escrito sobre o meu pai tantos anos após ter deixado o museu do carro eletrico mas do qual ele tanto gostava e se orgulhava . Obrigado meu pai por tudo e é com uma enorme saudade que recordo como foste sempre um grande pai . Clarinda

  7. Graham Bilbe diz:

    O Senhor Rocha ajude-me muito, durante muitos anos… e tambem, tantos amigos Ingleses dos Electricos. No tempo da minha primeira visita, em 1976, estivermos certo que os Electricos do Porto tem, envolvido com o manutencao dos carros, uma grande entusiasta! Porque? Porque ainda existe em servicio tantas tipos dos electricos, e depois, podemos fotografar algumas Fumistas, Italianos, Carros Ingleses etc… Que Joia!
    So depois do meu trabalho em Massarelos (1989) nos encontramos O Sr. Rocha e nos fazemos um grande amizade. Tantas vezes, ele encontra-nos no aeroporto, leve-nos para lanchar, ou jantar a casa, sempre para discutir os electricos, dias antigos, ou talvez um projeto novo pelo museu, mais um carro para reconstruicao! No ano 1995, Sr. Rocha fiz uma visita ao Reino Unido, e esteve meu prazer a monstrar-lhe os nossos museus dos electricos na Inglaterra. Tambem, ele tive um grande interesse nos comboios e modelos, e ele construi algumas modelos espectacular, incluindo um dos ‘Vinte Portas’ da Boavista, na escala HO.
    Com certeza, ele deixa uma grande legada: nos Carros do Museu, nas fotos, nos modelos, e nas memorias que nos tenhamos para sempre. Nos Entusiastas Ingleses – Eu, Brian King, Garth Tilt e Mike Russell, especialmente, estivermos priviligiado a conhecer O Sr Rocha, com grande amizade, grande humor, grande garrafas e grande simpatia. Que Grande Homem, Temos saudades… Graham Bilbe, Reading, Inglaterra

    • Alberta Rocha diz:

      Graham
      Obrigada pelas suas palavras. O meu pai falava sempre, com um brilho especial no olhar, dos seus amigos ingleses e o quanto lhe agradava os momentos de convívio, quer fosse para partilhar o interesse sobre os elétricos, quer fosse à volta duma boa garrafa de vinho do Porto. Adorou a viagem que fez ao Reino Unido e a forma calorosa com que o acompanharam. Ainda bem que ele pode desfrutar dessa boa amizade. Até sempre.
      Cumprimentos
      Alberta Rocha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s