140 Anos Sobre Carris

15 de Maio de 1872-15 de Maio de 21012 

Depois do Desfile de Carros Eléctricos, onde tivemos a oportunidade de recriar parte da viagem inaugural do transporte público de passageiros em carro americano, continuamos as celebrações com o aproximar da data.

Assim, na próxima terça-feira, dia 15 de maio, data que assinala os 140 anos da inauguração da linha que ligava a Rua Nova da Alfândega a Matosinhos, será grátis a entrada nos elétricos e no Museu do Carro Elétrico.

” (…) Às 11 horas e meia da manhã, entre o estrondear festivo dos foguetes e os sons alegres da música, partiram os carros em número de 5, conduzindo 4 os convidados, e 1, o dos fumistas, a banda de infantaria 5. O ponto de partida foi a alfândega nova e não a Rua dos Ingleses, como estava destinado, (…). Nos 4 carros que conduziam os convidados iam, além de outros, o sr. ministro das Obras Públicas, Cardoso Avelino, que prestando justa homenagem aos beneméritos esforços da empresa, se dignou vir expressamente assistir À inauguração; empresários Tavares Basto, Melo e Faro e barão da Trovisqueira; governador civil, Câmara Municipal, (…). Ao meio-dia e um quarto chegaram os convidados a Matosinhos, e, apeando-se dirigiram-se, acompanhados por duas bandas para a casa que naquela vila possui o sr. João José dos Reis, na qual lhes estava preparado um bem servido lanche, oferecido pela empresa.À entrada esperavam o empresário , o sr. António Tavres Basto, duas meninas vestidas de branco, cada uma das quais em nome dos habitantes de Matosinhos e de Leça entregou àquele benemérito cavalheiro, uma coroa entrelaçada de louro e carvalho (…). Tendo acabado o lanche … Às 4 horas e meia partiram os convidados para o Porto.

Na Foz, na passagem do carro em que vinha o sr. ministro  das Obras Públicas, o castelo salvou como à ida e a música tocou o hino do senhor D. Luiz. (…)”

transcrição de parte da notícia “Inauguração do Caminho de Ferro Americano” in O Comércio do Porto, 16 de Maio de 1872. 

A inauguração da primeira linha de caminho de ferro americano no Porto e em Portugal marca o início da história da STCP, herdeira da empresa Companhia Carris de Ferro do Porto, enquanto empresa protagonista ativa na vida da cidade do Porto.Por isso a STCP lança este convite. Não perca.

Esta entrada foi publicada em Eventos, Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a 140 Anos Sobre Carris

  1. soares diz:

    viva!! E a que horas acaba as visitas?

    • csrdias diz:

      Uma vez que este programa não interfere em nada com o normal funcionamento do Museu, o horário para as visitas mantém-se inalterado. Assim pode visitar-nos entre as 10:00h e as 19:00h. Quanto aos carros eléctricos pode circular entre as 8:00h na linha 18, 9:00h nas linhas 22 e 1, e até às 20:00h na linha 22, 21:00h nas linhas 1 e 18.
      Espero que aproveite e tenha um dia divertido!

Deixe um comentário