A primeira viagem de passageiros no americano foi há 140 anos atrás.

Foi no dia 9 de Março de 1872, apesar da inauguração oficial ter sido no dia 15 de Maio do mesmo ano. A Companhia Carril de Ferro Americano do Porto à Foz e Matosinhos começa operações de transporte de passageiros neste inovador meio de transporte, o Americano.

O carro americano foi inventado em 1832 em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, daí o seu nome. Era uma carruagem puxada por cavalos, ou mulas, que circulava sobre carris. Foi o precursor do carro eléctrico.

O bilhete custava 80 reis, mas apesar disso foram transportados 1000 passageiros em 28 viagens realizadas por 2 carros. As viagens fizeram-se apenas entre Miragaia e a Foz das 6 da manhã às 8 da noite.

Foi um verdadeiro sucesso. No entanto não deixou de haver insatisfeitos, que colocaram uma pedra sobre os carris com o objectivo de impedir a circulação destes novos veículos. Os jornais pediram punição exemplar para os culpados.

A inauguração oficial deste serviço de transporte público só foi feita 2 meses mais tarde entre a Rua da Alfândega e Matosinhos, mais precisamente a margem do rio Leça.

Mas essa é uma história que será contada lá mais para a frente.

Esta entrada foi publicada em Eventos com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário