No âmbito do projecto de musealização da Sala das Máquinas iniciaram-se os trabalhos de conservação e restauro da pintura que cobre as estruturas do segundo piso do Quadro de comando. Nesta intervenção está a trabalhar uma equipa formada por três técnicos de conservação e restauro da área de pintura/policromia.
Os elementos de estrutura são essencialmente constituídos por chapas em liga de ferro e placas isoladoras. A pintura decorativa dos painéis consiste numa técnica de marmoreado com a qual se pretendia uniformizar o aspecto geral dos três pisos do quadro, com os painéis de mármore do primeiro piso. A pintura das estruturas no segundo piso encontra-se em muito mau estado, com perda de coesão e adesão aos suportes, pelo que se deu prioridade à sua consolidação e fixação.
A primeira fase da intervenção compreendeu a realização de testes de solubilidade. Neles são ensaiados diversos solventes – água, etanol, acetona, etc. -, ou soluções sobre as superfícies a tratar. Estes ensaios permitem observar o comportamento dos materiais presentes perante o solvente utilizado e decidir quais os que poderão ser empregues nas diversas intervenções a realizar nos objectos a tratar – limpeza, fixação, consolidação, etc. As camadas pictóricas não revelaram reacção perante a aplicação dos solventes testados, pelo que se passou a uma nova fase da intervenção para seleccionar o adesivo/solução a empregar na fixação e consolidação da pintura. Foi então seleccionado um adesivo que permite hidratar ligeiramente a pintura e fixá-la em toda a sua extensão.
Aproximando-se o termo desta etapa, iniciam-se os testes de limpeza que irão revelar a pintura decorativa actualmente encoberta pelo escurecimento geral das superfícies, devido ao envelhecimento e degradação dos materiais.
Projecto de Musealização da Central Termoeléctrica de Massarelos co-financiado no âmbito do QREN e do ON.2 – O Novo Norte