Conservação e restauro do Quadro geral de comando da Sala das Máquinas da antiga Central Termoeléctrica de Massarelos

No âmbito do projecto de musealização da Sala das Máquinas iniciaram-se os trabalhos de conservação e restauro da pintura que cobre as estruturas do segundo piso do Quadro de comando. Nesta intervenção está a trabalhar uma equipa formada por três técnicos de conservação e restauro da área de pintura/policromia.

Os elementos de estrutura são essencialmente constituídos por chapas em liga de ferro e placas isoladoras. A pintura decorativa dos painéis consiste numa técnica de marmoreado com a qual se pretendia uniformizar o aspecto geral dos três pisos do quadro, com os painéis de mármore do primeiro piso. A pintura das estruturas no segundo piso encontra-se em muito mau estado, com perda de coesão e adesão aos suportes, pelo que se deu prioridade à sua consolidação e fixação.

A primeira fase da intervenção compreendeu a realização de testes de solubilidade. Neles são ensaiados diversos solventes – água, etanol, acetona, etc. -, ou soluções sobre as superfícies a tratar. Estes ensaios permitem observar o comportamento dos materiais presentes perante o solvente utilizado e decidir quais os que poderão ser empregues nas diversas intervenções a realizar nos objectos a tratar – limpeza, fixação, consolidação, etc. As camadas pictóricas não revelaram reacção perante a aplicação dos solventes testados, pelo que se passou a uma nova fase da intervenção para seleccionar o adesivo/solução a empregar na fixação e consolidação da pintura. Foi então seleccionado um adesivo que permite hidratar ligeiramente a pintura e fixá-la em toda a sua extensão.

Aproximando-se o termo desta etapa, iniciam-se os testes de limpeza que irão revelar a pintura decorativa actualmente encoberta pelo escurecimento geral das superfícies, devido ao envelhecimento e degradação dos materiais.

Projecto de Musealização da Central Termoeléctrica de Massarelos co-financiado no âmbito do QREN e do ON.2 – O Novo Norte

 

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Musealização da Sala das Máquinas da antiga Central Termoeléctrica de Massarelos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s