Em 2010, o Museu do Carro Eléctrico viu aprovada uma candidatura ao QREN ON2 para a musealização da “Sala das Máquinas”.
Esta candidatura, que engloba também uma componente infra-estrutural de requalificação de todo o antigo edifício da Central Termoeléctrica de Massarelos, pressupõe um financiamento de 700.000,00€ que permitirá dotar este espaço das condições interpretativas e logísticas necessárias à sua abertura ao público e à sua total fruição.
Retirada das máquinas das antigas Subestações
No arranque deste projecto foi necessário levar a cabo a limpeza de alguns espaços e retirada de máquinas para a sua salvaguarda. Tratam-se, num primeiro momento, de máquinas provenientes de antigas Subestações que permitiam alimentar a rede de tracção eléctrica, em carros eléctricos e em troleicarros, e que foram colocadas em depósito nesta sala.
Esta intervenção foi além da simples retirada destes equipamentos contando com um trabalho cuidado de estabilização e transporte tendo em vista a sua futura limpeza e conservação, facto esse que obrigou à criação de umas reservas provisórias para receber este espólio.